Baleias

Passei os últimos dias em viagem, a fim de fazer um curso. O curso em si não vem ao caso, mas sim o retorno deste. Foi uma semana bastante intensa, fisicamente desgastante e mentalmente extenuante. Após o último dia de aulas, que terminaram no começo da tarde, tomei o rumo de volta para minha casa. Como já me encontrava bastante cansado a estrada mostrou-se ainda mais cansativa.

Onde moro hoje tenho acesso à natureza o tempo todo. A vista de montanhas, o som do mar, a própria praia disponível a qualquer momento. No entanto durante os dias de curso me vi em um ambiente completamente diferente. Estive dentro da cidade novamente, cercado de industrias, prédios, carros e muitos caminhões. A estrada não foi diferente. Conforme me aproximava do meu destino ia pensando em como não seria bom chegar e ter novamente esse contato com toda essa abundância de natureza. Como eu estava grato pela oportunidade que tive de participar do curso mas ao mesmo tempo estava muito feliz de retornar para minha casa e toda essa natureza que a cerca.

Quando estava bastante próximo de casa liguei para minha esposa, para saber onde poderia encontrá-la. Ao que ela me disse: “venha nos buscar e vamos na praia, tem baleias!!”. Não tive sequer tempo de ponderar se estava cansado demais para fazer isso, segui o impulso da empolgação dela e fui.

Paramos próximo à praia e caminhos até a areia. Qual não foi minha surpresa ao ver logo depois da arrebentação aquele animal enorme saindo da água. A primeira baleia que vi somente passou com o dorso pela superfície e soltou seu jato. A segunda subiu a tona e colocou a cabeça toda para fora da água. Meu corpo inteiro relaxou. Ainda sentia o cansaço dos últimos dias, mas toda a tensão sumiu.

Era isso. Eu havia acabado de agradecer por poder estar tão perto desse lugar e em resposta recebi esta visita como presente. Não que seja incomum a visita de baleias por aqui nesta época do ano, mas até então não havia tido a oportunidade de vê-las. Mas era isso que eu precisava depois de uma semana intensa e distante de tudo o que amo. Chegar e ser recebido pela natureza, em uma manifestação tão intensa como essa.

Foram alguns minutos somente que fiquei com minha esposa e meus filhos na praia admirando as baleias. Estar abraçado ao meu filho enquanto este debruçava-se no guarda corpo da passarela, sentir minha esposa com minha filha encostadas ao meu lado. E aquele espetáculo acontecendo na nossa frente. Mais nada. Isso era tudo o que existia e precisava existir naquele momento.

Normalmente eu levaria vários dias para recuperar desse tempo intenso do curso. Dessa vez foram poucas horas e já estava sentido-me novo. A cabeça cheia de novas ideias que foram surgindo durante os últimos dias e o espírito cheio da graça que é estar aqui. São momentos como esse que me dão força e energia para enfrentar os desafios que me são colocados diariamente. Relacionar-se não é fácil. Criar filhos não é fácil. Estar vivo não é fácil. Mas tudo isso pode ser cheio de muita beleza, que só precisamos estar presentes para enxergar.

Naquele momento eu estava presente. Totalmente presente, não havia mais nada no mundo. Somente nós, ali. Vivendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *