Demanda

Houve um tempo em que eu não pensava no que iria consumir. Houve um tempo onde eu achava que minhas escolhas não tinham tanta importância, visto que a oferta já estava ali de qualquer forma. O que eu escolhia e consumia não tinha grande significado, uma vez que a ordem era dada pela oferta.

Então entendi que a oferta somente existe quando a demanda existe. Sem problemas, enquanto a demanda existir, haverá a oferta, então minhas escolhas continuam não influindo em nada. Consumi sem pensar e sem criticar-me. Não estava fazendo diferente dos outros, então meus atos não tinham de fato uma grande significância.

Mas a demanda não é algo que existe independente daqueles que consomem. Ela é feita por aqueles que consomem. Logo, a demanda é criada pelas escolhas individuais de cada um que consome. Minhas escolhas fazem a diferença.

Então veio o remorso. Como pude ser tão obtuso e não ter enxergado isso. É uma lei básica de funcionamento do mundo. Tudo que fiz somente contribuiu de maneira negativa, contra tudo em que eu acreditava. Eu destrui, mesmo sem jamais ter levado diretamente a devastação para o mundo.

As consequências de nossas escolhas são nossas para carregar pelo resto de nossas vidas, mas nada podemos fazer para mudar uma escolha feita. Nem mesmo podemos mudar escolhas que ainda não aconteceram. Temos somente um momento para escolher diferente, o agora. Se quero um determinado resultado somente os meus atos presentes é que podem me levar à ele.

Passei a escolher minhas ações. Não é mais o fluxo geral que manda nas minhas escolhas, mas sim as minhas projeções do que quero para o meu próprio futuro. Este é o meu guia, não o que a mesa ao lado escolheu.

Você escolhe as suas ações? Quantas vezes escolheu fazer exatamente o que está fazendo agora? E como as suas ações impactam no seu futuro, você sabe? Muitos querem aposentar-se e relaxar, mas quantos agem agora para que isso aconteça? Você quer viver mais e melhor, assim como eu. Mas o que você faz para isso? Eu não fazia nada, até perceber que continuando no caminho em que estava não chegaria onde queria. Se continuar no caminho em que está, você vai chegar onde quer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *